Chocolate para menores de 2 anos
- Cátia Noronha
- 27 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Chocolate é irresistível, eu bem sei! Eu mesma troquei o vício do cigarro pelo vício do chocolate (era fumante inveterada até descobrir a gravidez do primogênito, há exatos 4 anos). Pre-ci-so comer chocolate todos os dias. E admito: como escondido, senão os filhos vão querer comer chocolate o tempo todo também e não dá, né?

Eu já não dava chocolate para a minha caçulinha de 1 ano porque ela é muito novinha, mas nunca soube exatamente o porquê rs. Era mais por causa do açúcar. Mas agora descobri que em crianças menores de 2 anos pode causar manchas na pele e até tosse e secreção das vias aéreas. Então, minha baby, so sorry, mas agora o controle vai ser maior!
A coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Anhanguera de Niterói (UNIAN), professora Mônica Dalmacio, explica o motivo: “Quando oferecido antes dos dois anos o chocolate pode ocasionar manchas na pele, tosse e secreção das vias aéreas. Como, em geral, contém açúcar e leite na sua composição, o chocolate poderá dar gases e até desconforto abdominal, se for consumido em excesso. Em bebês, pode levar a alterações das papilas gustativas - o que posteriormente leva a dar preferência a alimentos doces e recusas a alimentos salgados”, orienta a professora.
Mônica ainda ressalta que o doce também possui cafeína, que estimula o sistema nervoso central, ocasionando excitação e prejudicando o sono, causando nervosismo nas crianças. Então, se não for possível evitar, a professora da Anhanguera de Niterói recomenda dar os chocolates com puro cacau. “Sempre ofereça antes das 16h e em pouca quantidade. Para crianças com intolerância a lactose, procure a versão sem a substância. Se por ventura o interesse da criança for apenas o brinquedo, dê o mesmo e esconda o chocolate”, conclui.

Boa ideia, Monica! Adivinha quem vai comer o chocolate? :))) Outra sugestão para evitar tanto chocolate na Páscoa é presentear os piticos com os Ovos de Páscoa que só vem um personagem dentro, já viram? Tem os da Multibrink (foto) e os da Sunny Brinquedos, que acompanha também balinhas livres de glúten e lactose. Veja as opções de Ovos de Páscoa para as crianças neste outro post que fiz clicando aqui.
E você, o que vai fazer com tanto chocolate na Páscoa?
Comments