Férias: 10 dicas para alugar um carro no exterior
- Cátia Noronha
- 28 de jun. de 2015
- 4 min de leitura
Oba, se você está lendo esse post quer dizer que está de férias marcadas ou está planejando a próxima viagem! :) Tenho certeza que vai gostar das dicas para alugar um carro no exterior!
Geralmente, quando viajo com minha família, costumamos alugar um carro na cidade de destino. Nada contra o transporte público, mas com filha pequena é bem chato o entra e sai de metrô e ônibus com carrinho, mesmo o modelo guarda-chuva. Fizemos isso quando fomos para o Chile e foi muito cansativo.
Se der para incluir no orçamento da viagem, acho válido alugar o carro! Antes de escolher, pense nas atividades que vocês farão! Já fiz uma road trip com amigos e, no caso, o carro era praticamente o protagonista da viagem - tinha que ser confortável. Já para quem vai viajar e fazer compras, tem que pensar em um carro espaçoso. E para quem vai usar somente como transporte de lá pra cá, dá para economizar apostando em um carro mais popular.
Importante: se você fizer uma viagem internacional e quiser alugar um carro, certifique-se se o local não exige a Permissão Internacional para Dirigir (PID). É super simples, dá para solicitar pela internet e receber em casa pelo correio.
Existem diversas agências de locação de veículos bem conhecidas no mercado, então acredito que quanto a isso você não terá problemas. Na dúvida, pergunte a algum amigo que já utilizou o serviço de aluguel de carros no exterior. Para evitar surpresas, a Rentcars.com, agência de viagens online especializada em aluguel de carros, preparou algumas dicas bem importantes para alugar um carro no exterior e divide aqui com a gente:

Quem pode locar um carro? A idade mínima padrão é 25 anos, mas pode variar de país para país. Algumas locadoras oferecem a opção de pagamento da taxa “under age”, que permite ao viajante locar mesmo abaixo da idade mínima exigida. Para algumas categorias superiores e de luxo, as locadoras podem exigir uma idade superior. Vale verificar.
Qual a habilitação necessária? O primeiro ponto é ter a habilitação condizente com o veículo que deseja locar. No Mercosul o viajante deve ter a carteira nacional de habilitação (CNH) permanente e dentro do prazo de validade. Se for viajar entre os países do Mercosul, é preciso ter a Carta Verde – um documento que habilita o trânsito entre Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela. Na Europa é recomendável que se tenha a permissão internacional para dirigir (PID) mais o passaporte, enquanto nos EUA, o único estado que pode solicitar a carteira internacional é o estado da Georgia. Demais estados não há esta necessidade e pode-se viajar com a CNH brasileira, aliada ao passaporte.
Como consigo uma habilitação internacional? Este documento é muito simples de se obter. Com a sua carteira de habilitação nacional, basta solicitar ao Detran a emissão da carteira internacional mediante o pagamento de uma taxa.
Preciso de um cartão de crédito internacional? Sim, pois será usado na caução de garantia – as locadoras bloqueiam um valor caução no cartão de crédito da pessoa responsável pela reserva e liberam após a devolução do carro -, inclusive para o pagamento de taxas não inclusas em compras com vouchers pré-pagos, como combustível, proteções opcionais, serviços especiais e possíveis taxas adicionais. Além disso, o cartão deve estar dentro do prazo de validade, em nome do locatário, vinculado a uma instituição bancária e com limite de crédito disponível para a caução. Cartões em nome de outras pessoas ou sem autorização para transações internacionais impedem a locação.
Posso devolver o carro em um lugar diferente do que retirei? Na maioria dos casos isso é possível, mas vale consultar no momento da locação se essa possibilidade implicará no pagamento de uma taxa adicional, mais conhecida como “taxa de retorno”.
É melhor alugar com quilometragem livre ou restrita? Nossa sugestão é sempre para quilometragem livre, até mesmo porque se for restrita e exceder a quantidade de quilômetros rodados permitidos pela tarifa, o valor da taxa para quilômetros adicionais não é baixo.
Qual seguro devo comprar? Opte pela cobertura mais completa possível, pois pode evitar que o viajante tenha problemas em casos de danos ao veículo e outras ocorrências durante a locação.
Devolver o carro com o tanque cheio ou vazio? Alguns dos pacotes já incluem o serviço de tanque de combustível, que permite a devolução com tanque vazio. Se este serviço não fizer parte do seu pacote ou não for contratado diretamente no balcão, o veículo deverá ser abastecido. Caso contrário, a locadora cobrará a diferença, a um valor maior do que você pagaria reabastecendo o veículo pessoalmente em um posto de combustível.
Faça a vistoria antes da retirada. Esse é um ponto muito importante, pois avarias apresentadas no momento da entrega serão cobradas do locatário. É importante acompanhar a vistoria feita no veículo na retirada e na devolução, para prevenir cobranças extras.
E quanto à cadeirinha ou bebê conforto, é importante entrar em contato com a locadora e checar esse dado ANTES de alugar.
Boa Viagem!!
LEIA MAIS:
Comments