top of page

As mães e a mania de falar no diminutivo

  • Cátia Noronha
  • 28 de jul. de 2015
  • 1 min de leitura

Nos comunicados da escola do meu filho eles se dirigem aos pais como "paizinhos e mãezinhas", tipo "Mãezinha, hoje o seu filho recusou o lanche". Não gostava disso, me incomodava. Sei que é carinhoso e tal, mas acho muito nhénhénhé ser chamada de mãezinha (talvez porque eu me ache uma mãezona? hihihi menos, né?)

Só que eu não posso julgar, pois eu percebi que depois que me tornei "mãeZinha", o meu vocabulário passou a ser quase todo no diminutivo, principalmente quando me refiro aos filhos. "Ela vai tirar uma sonequinha e depois tomar o leitinho". "Agora escova os dentinhos". "Vem secar o cabelinho!"."Ah, que bonitinho"! "Preciso cortar sua franjinha"."Vou fazer uma sopinha pra você. Ou prefere um macarrãozinho?"

Outro dia mesmo fiz a lista de compras e depois percebi que estava escrito: suquinho, aguinha e bolinho para identificar na compra que eram porções individuais para o lanchinho (Ops!!).

E sim, como uma mãe clichê que sou, já soltei para o meu filho um "coloca um casaquinho".

O diminutivo começou a fazer tão parte do meu dia a dia que já o uso até em situações off filhos. "O que vamos comer hoje? Hummmm, que tal uma pizzinha?”. hahaha Mas lógico que não falo assim o tempo todo, senão eu seria muito irritante rs.

Aonde quero chegar falando isso? Eu não sei, em lugar nenhum... Só escrevi porque acho engraçado essa mania de mãe... Sim, porque essa mania não é só minha! Tenho certeza de que hoje você já soltou algum "inho" sem precisar!

 
 
 

Comments


Últimos posts
Arquivo
Busca por tags
  • Wix Facebook page
  • Black Instagram Icon
  • Pinterest App Ícone

© 2015 Todas as Mães. Por Cátia Noronha

bottom of page