Saúde das crianças: alerta para o tempo seco
- Cátia Noronha
- 7 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Já deu para perceber que o tempo está beeem seco, né? Na cidade de São Paulo estamos há 13 dias sem chuva - o maior período de seca de 2015. E não para por aí.. Segundo a Somar Meteorologia, as previsões mais otimistas indicam que passaremos mais 12 dias com a presença do sol, totalizando 23 dias sem chuvas :/ “A previsão é de que uma frente fria mais intensa chegue a São Paulo apenas em 19 de agosto”, comenta o meteorologista Celso Oliveira. E, claro, com a poluição da cidade, a situação só piora e a nossa saúde é a primeira a sentir os efeitos.

Por isso, atenção redobrada com as crianças, pois elas são as que mais sofrem com alergias e problemas respiratórios! A minha caçula tem rinite alérgica e, apesar de fazer um tratamento preventivo, já estou sentindo a respiração dela diferente, com o nariz mais trancadinho (grrrrr).
Segundo a Dra. Talita Poli Biason, gerente médica da unidade MIP Aché, a doença alérgica mais comum entre as crianças é a rinite. A sinusite também é mais comum no inverno. A médica explica que o nariz funciona como um filtro, porque impede a entrada de partículas e outros agentes agressores no organismo. Mas, quando as narinas não se encontram devidamente umidificadas, suas funções ficam comprometidas e é maior a chance do agravamento de crises alérgicas ou aparecimento de infecções. Para evitar esses problemas, o ideal é aumentar a ingestão de líquidos, e fazer a hidratação da mucosa nasal. “Um método pouco utilizado, porém, bastante eficiente, é lavar o nariz com cloreto de sódio 0,9% duas a três vezes ao dia. A solução umidifica as mucosas das vias aéreas e reduz a irritação alérgica e fluidifica a secreção”, ensina Dra Talita.
Aqui em casa espirro cloreto de sódio 0,9% nas crianças até mais que 3 vezes ao dia… E uso em mim também, pois meu nariz chega até a sangrar nessa secura. E, claro, tem que beber muita água! Outra recomendação que já ouvi de uma fisioterapeuta respiratória é deixar a toalha molhada do banho secando no quarto e não no banheiro. Já sobre o uso de umidificadores e vaporizadores é melhor conversar com o pediatra antes, pois o uso excessivo pode deixar o ar tão úmido, causando a proliferação de fungos e bactérias.
Comentarii